top of page
Writer's pictureMKT Norte Sul Imóveis

Como funciona o financiamento imobiliário?

Updated: Nov 30, 2022

O financiamento imobiliário é uma das formas mais fáceis de atingir o objetivo da casa própria.

Quando decidimos comprar uma casa ou um apartamento, uma das principais fontes de dúvidas é sobre as formas de pagamento.


Neste post vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a modalidade do financiamento. Apresentamos ponto a ponto as etapas do processo de financiamento, os tipos de amortização mais utilizados e alguns aspectos importantíssimos na hora de escolher a melhor opção do mercado. Então, continue a sua leitura!


Primeiro, entenda o que é e como funciona o Financiamento Imobiliário!

Fazer um financiamento imobiliário é o mesmo que fazer um empréstimo com um banco para depois devolver o valor com acréscimo de juros. Na prática funciona assim: depois de aprovar o financiamento, o banco paga o valor completo do imóvel diretamente ao vendedor. Depois, ele espera que você cumpra sua parte e pague as parcelas em dia.


Geralmente, os financiamentos exigem um valor de entrada, que varia de banco para banco, e o restante do valor é dividido em mensalidades por um período de até 35 anos. Durante o período do financiamento, o imóvel até fica no nome do titular, mas não pode ser negociado até que todas as parcelas estejam quitadas. O termo técnico para essa situação é alienação fiduciária.


Todo o processo de financiamento pode ser dividido em uma série de etapas que, em média, demoram 40 dias para serem concluídas. Essas etapas são:


ANÁLISE DE CRÉDITO Logo de início, a instituição financeira vai avaliar seu perfil para determinar o valor máximo que pode ser financiado, e ela vai solicitar os seguintes documentos:

  • Originais e cópias do RG e do CPF;

  • Comprovante de renda;

  • Comprovante de estado civil.

Para a comprovação da renda, são aceitos holerites, declarações do imposto de renda e extratos bancários. Para profissionais autônomos, é permitida a apresentação de contratos de prestação de serviços ou recibos de trabalhos realizados recentemente. Além disso, também é aceita a Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore).


Para ambulantes, diaristas, trabalhadores rurais ou qualquer pessoa que não tenha um conta bancária, as instituições costumam solicitar o preenchimento de uma ficha de cadastro.


Vale lembrar que, em todos os financiamentos, o valor das parcelas não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal. Além disso, os bancos também vão conferir se o seu nome está no cadastro de inadimplentes de órgãos como o Serasa. Se tudo estiver certo, o seu crédito será aprovado com um certo prazo de validade.


AVALIAÇÃO DO IMÓVEL Já com o crédito pré-aprovado, você já pode procurar o imóvel dos seus sonhos. É interessante que você já tenha algumas opções em mente e hoje. A Norte Sul Imóveis mostra as melhores opções em BH e região, além de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo.


O imóvel escolhido precisa passar por uma vistoria, que será realizada por um engenheiro ou um arquiteto designado pelo banco, e esse profissional será responsável por elaborar um laudo técnico comprovando a qualidade do imóvel e garantindo que o valor dele está de acordo com o que é praticado no mercado.


ELABORAÇÃO DO CONTRATO Aqui é o momento em que o banco analisa toda a documentação do comprador, do vendedor e do imóvel. Isso é importante para garantir a segurança jurídica da transação para todos os envolvidos. Após esse período de análise, você receberá o contrato de compra e venda.


REGISTRO DO IMÓVEL Essa é a última etapa do processo. O documento deve ser devolvido ao banco, que fará uma última análise e, finalmente, vai liberar o dinheiro a ser pago ao vendedor. A primeira parcela do financiamento vence 30 dias depois da assinatura do contrato.


Agora, conheça os tipos de financiamento!

  • Tabela Price

O sistema de amortização criado pelo britânico Richard Price é o mais utilizado no mundo todo, mas é cada vez menos visto no Brasil. Nele, o valor das prestações é fixo, os juros são decrescentes e a amortização é crescente. Ou seja, quando começamos a pagar as parcelas, a maior parte delas se refere aos juros que o banco cobrou.


Como o Brasil é um país com um longo histórico de problemas com inflação, o modelo foi adaptado a essa realidade com a adoção de indexadores que reajustam as prestações e o saldo devedor. É a chamada Taxa Referencial (TR).

  • Sistema de Amortização Constante (SAC)

Nesse sistema, o valor das parcelas do financiamento diminui ao longo do tempo porque a amortização é mais pesada. Dito de outro modo, você paga parcelas mais altas logo no começo para poder pagar menos no fim.

  • Sistema de Amortização Crescente (SACRE)

Esse é um tipo de sistema que mistura características do SAC e da Tabela Price. As prestações tem um valor crescente no começo, mas, a partir de determinado ponto, começam a cair. Às vezes, o valor de cada parcela cai tanto que pode até render descontos nas últimas mensalidades do financiamento.

  • Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Esse sistema foi criado pelo governo federal para financiar compra, construção e reforma de imóveis. O valor máximo do financiamento muda de acordo com o estado e os juros chegam a, no máximo, 12% ao ano.


Nele, você pode utilizar o seu FGTS como parte do pagamento, desde que ele seja igual a, pelo menos, 10% do valor do imóvel. Além disso, o contratante não pode ter outro imóvel no mesmo município ou já estar usando o FGTS em outro financiamento. O principal operador desse tipo de financiamento é a Caixa Econômica Federal.

  • Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

É outro sistema criado pelo Governo Federal como complemento ao SFH, mas é direcionado ao financiamento de imóveis mais caros. Nesse caso, não há limite no valor do imóvel e o valor financiado pode chegar a 90% do total. Os juros podem variar entre 12% e 16%.


Agora, como escolher o melhor tipo de financiamento?

Antes de fechar um contrato, é recomendável comparar as propostas de vários bancos. Além de observar o valor e a quantidade de parcelas, é fundamental se atentar ao famoso Custo Efetivo Total (CET). Ele é formado por várias taxas que variam de acordo com a instituição financeira:

  • taxa de juros;

  • taxa de análise de crédito;

  • Tarifa de Abertura de Cadastro (TAC);

  • Taxas administrativas;

  • seguros;

  • Imposto sobre Operação Financeira (IOF) e outros tributos.

Vale lembrar que as taxas de juros não são iguais para todos os clientes. O banco avalia o perfil de cada um para saber o nível de risco da operação. Essa análise considera aspectos como histórico de crédito e estabilidade no emprego. Também entra na conta a tal “relação com o banco”, ou seja, clientes antigos e com bom relacionamento podem obter juros menores.


Portabilidade de Crédito

Um recurso muito interessante que o consumidor pode utilizar para conseguir condições de pagamento melhores no financiamento imobiliário é a portabilidade de crédito. Você pode pedir que uma operação seja transferida de um banco para outro em busca de taxas menores.


Contudo, para ver se vale a pena fazer a portabilidade, não basta olhar só para a taxa de juros. Você deve considerar os eventuais custos com cartórios e as tarifas referentes à transação. Além disso, quanto mais próximo você estiver do fim dos pagamentos, menor o benefício de uma portabilidade.


Caso você resolva realizar o procedimento, deve pedir ao banco atual uma cópia do contrato, o saldo devedor e a data do último vencimento. Com essas informações em mãos, vá a outros bancos ver se eles conseguem oferecer condições melhores. Caso aceite a proposta de outro banco, é ele quem deve entrar em contato com o banco antigo para realizar a portabilidade.


Bom, agora você já sabe como funciona o financiamento imobiliário e tem mais condições de analisar diversas propostas antes de tomar a melhor decisão. Dessa forma, o sonho de adquirir um novo imóvel fica mais perto de se realizar!


E para isso, venha conversar com a gente. Podemos te ajudar a fazer a melhor escolha, além de ajudar na escolha do imóvel que mais tem a ver com o seu perfil e desejos.


Entre em nosso site e veja todas as opções e regiões disponíveis, ou fale com a gente via WhatsApp.


Até a próxima!


32 views0 comments

Comments


bottom of page