Os imóveis sustentáveis são construções projetadas para minimizar o impacto ambiental, ao mesmo tempo que proporcionam um ambiente interno saudável e agradável para seus ocupantes. Esses imóveis são construídos com materiais ecologicamente corretos e utilizam tecnologias de eficiência máxima. Venha conferir nesse artigo o que podemos esperar dessas novas práticas no mercado imobiliário!
Conforme dados do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), o setor de construção civil brasileiro é um dos mais empenhados em implantar práticas ESG(Ambiental, Social e Governança, em português), colocando o Brasil no quinto lugar do ranking mundial em números de projetos sustentáveis, entre outras certificações. No sentido dos benefícios que existem ao fomentar ainda mais o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis, podemos citar o diferencial referente ao mercado, uma valorização maior do imóvel, atraindo investidores que procuram uma qualidade de vida melhor e cobranças reduzidas nas contas no final do mês.
Afinal, o que podemos esperar dessas novas práticas?
A adoção de práticas de imóveis sustentáveis pode levar a uma transformação significativa no mercado imobiliário, com a construção de edifícios mais eficientes, saudáveis e amigáveis ao meio ambiente. Com o tempo, espera-se que a demanda por imóveis desse tipo aumente, tornando-os mais atraentes para compradores e investidores. Algumas características de responsabilidade social e ambiental já estão sendo implementadas, dentre elas, é possível citar:
Imóveis com sistemas de captação e reutilização de água
Uma das práticas sustentáveis que vem ganhando destaque é a captação e reutilização de água em imóveis. Além de ajudar a preservar os recursos hídricos, essa técnica pode trazer benefícios financeiros e ambientais para os proprietários.
Os sistemas de captação de água da chuva são uma das maneiras mais comuns de se implementar essa prática. Esse sistema consiste em instalar um reservatório que coleta a água da chuva que cai no telhado do imóvel, armazenando-a para ser utilizada posteriormente em tarefas como irrigação, lavagem de carros e até mesmo descarga de vasos sanitários. Dessa forma, é possível reduzir significativamente o consumo de água potável do imóvel, além de ajudar a prevenir enchentes e inundações na região.
Gestão de resíduos cada vez mais acentuada em residências
A gestão de resíduos envolve ações como a coleta seletiva, o tratamento adequado dos resíduos e o incentivo à reciclagem. Essas práticas contribuem para a redução da quantidade de resíduos gerados e para a destinação correta dos materiais, evitando que eles acabem em lixões a céu aberto ou em aterros sanitários. A ação tem sido cada vez mais incentivada pelos condomínios residênciais, alguns até colocam essa prática como regra para instruir melhor os condôminos.
Mobilização dos condomínios para receber carros elétricos
A preocupação dos condomínios com as questões ESG se mostra cada vez mais notável. Pelo menos é isso que indica o levantamento da CondoConta apontando que os condomínios brasileiros estão solicitando mais crédito para investir em energia solar, recursos para o receber carros elétricos, entre outra questões. Com o passar do tempo isso pode se tornar um costume, levando em consideração o fato da alta venda de carros elétricos nos últimos anos.
Moradias flexíveis e com um maior suporte para tecnologia
Essas moradias flexíveis oferecem uma série de benefícios, incluindo a possibilidade de personalização de acordo com as necessidades de cada pessoa. Com o suporte para tecnologia, é possível controlar diversos aspectos da casa, como iluminação, temperatura, segurança e entretenimento, através de dispositivos móveis ou assistentes virtuais, tornando a vida mais prática e conveniente. Outro benefício das moradias flexíveis com suporte para tecnologia é a possibilidade de economizar energia e reduzir o impacto ambiental. Com a automação de diversos processos, é possível reduzir o consumo de energia e água..
Formas limpas de obtenção de energia
As fontes de energia limpa mais utilizadas nos imóveis para promover a sustentabilidade atualmente são: energia solar, eólica e biomassa. A energia solar é uma das fontes mais populares e amplamente utilizadas de energia limpa, ela é obtida a partir da luz do sol, que é captada por painéis solares e convertida em eletricidade, a energia solar também pode ser armazenada em baterias para uso posterior, tornando-a uma fonte confiável e flexível. Já a energia obtida a partir da biomassa é uma opção limpa e renovável, que é obtida a partir da queima de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e madeira. E por último a energia eólica que é obtida a partir da força dos ventos, que é captada por turbinas eólicas e convertida em eletricidade.
Agora que você já sabe o que pode esperar sobre os imóveis sustentáveis no mercado imobiliário, tem mais condições de analisar diversos fatores antes de tomar a melhor decisão!
E para isso, venha conversar com a gente. Podemos te ajudar a fazer a melhor escolha, além de ajudar na escolha do imóvel que mais tem a ver com o seu perfil e desejos.
Comentários